São Paulo em Crise
A pior marca anterior, de 61%, havia ocorrido em janeiro de 1953. Mas, na época, havia dez vezes menos pessoas vivendo na grande São Paulo, que conta com aproximadamente 20 milhões de habitantes atualmente.
A maior estiagem da história vem atormentando os moradores da maior cidade da América do Sul, a crise hídrica no estado de São Paulo a cada dia se agrava mais, segundo o jornal O Estado de São Paulo, 70 municípios e a capital, já sofrem total ou parcialmente com a falta de água, e desses, 38 adotaram o racionamento, 3 estão em situação de emergência e 1 em estado de calamidade pública. Grandes cidades do interior, como Campinas, Americana e Piracicaba já estão sofrendo com a falta de água, segue abaixo, a imagem onde a população teve registros de falta de água segundo o jornal Estadão.
Além de afetar a população, essa crise pode prejudicar muito a economia do estado e em consequência disso a economia do brasil, pois São Paulo é responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Segundo a Folha de São Paulo, prevendo a grande escassez no estado, empresas que dependentes da água para produzirem passaram a investir em outras regiões, Coca-Cola e Ambev, por exemplo, investiram juntas 2,4 bilhões em plantas no Paraná.
Segundo Nei Lima, da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), empresas estão saindo de São Paulo e rumando para Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Nordeste, pois empresas mais defasadas estão tendo problemas com os órgãos públicos para a captação de água.