são joao batista
João Batista:
Foi um pregador judeu do início do século I. Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor"1 do prometido Messias, Jesus Cristo.
A importância do seu nome João advém do seu significado que é "Deus é propício" e apelidaram-no "Baptista" pelo fato de pregar um batismo de penitência. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em 29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.
Fonte de São João Batista:
Localizado na Rua Bompland, no centro da cidade, a fonte São João Batista é uma herança viva de um dos elementos usados por índios e jesuítas, no primeiro momento de São Borja consolidado como redução jesuítica.
O local que é remanescente da época missioneira, e servia como ponto de apoio para descanso de tropas e abastecimento pessoal e animal. Com águas não muito rasas a fonte encontra-se em bom estado de conservação e preservação.
A essas condições são atribuídas o cuidado que a população tem para manter o lugar onde está a gruta com a imagem de São João Batista. A fonte é palco, há muito tempo, da procissão a São “Joãozinho Batista”. Nessa procissão a imagem do santo é carregada, no dia 23 de junho, por fiéis, percorrendo algumas ruas da cidade e voltando para a fonte. De volta a fonte, a imagem é carregada no ombro de um homem, que há muitos anos é o mesmo, e é feito o contorno interno das águas.
A procissão centenária foi promovida muitos anos por uma festeira, a qual era responsável pela organização. Em 2010 a festeira trocou de religião e passou a realização dos festejos à