são francisco
O povo de São Francisco é hospitaleiro, cordial e simples: gosta de contar "causos" que contagiam a alma e enchem de fantasias os turistas que frequentam a região. Exemplo disso são os mistérios e lendas que o mangue de Gargaú esconde. Os pescadores contam que, num certo ponto no canal do mangue com o Rio Paraíba, uma bela moça se afogou e, até hoje, eles ouvem os seus murmúrios, surgindo, assim, a "Lenda da Moça Bonita". Muitos turistas se sentem atraídos e acabam virando moradores.
Gargaú também se destaca por suas belíssimas lagoas. A Lagoa do Comércio é ideal para a pesca ao final da tarde; já a Lagoa dos Quiosques concentra passeios de caiaques e pedalinhos; e ainda a Lagoa da Praia, ideal para esportes náuticos como jet sky, lanchas e esqui aquático. O carnaval é animado. Blocos de bois pintados desfilam pelas ruas suas belas alegorias e ricas fantasias, além de muito samba.
No outro extremo do município, encontramos a vila da Rainha, hoje conhecida como Barra do Itabapoana. Com casarões antigos às margens do rio, Barra é puro encanto e uma das opções de lazer é o cais no fim da tarde. Durante o último final de semana de julho de cada ano no distrito de Travessão de Barra, acontece o Festival do Maracujá, o evento mais tradicional do município, recebendo grande número de turistas.
Produtores de abacaxi de São Francisco de Itabapoana, o maior produtor fluminense da fruta, fazem uma grande festa com gincanas, eventos esportivos e shows. O evento não é periódico e, quando é programado, acontece no mês de novembro, na quadra de esportes do Centro da cidade.
Folheto sobre o festival do abacaxi
Festival do Abacaxi movimenta comunidade de Coreia em São Francisco de Itabapoana neste final de semana
A Comunidade de Coreia, no Segundo Distrito de São Francisco de Itabapoana, promove neste final de semana o Festival do Abacaxi. O evento, que conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, tem início no