System Calls
Intruções Privilegiadas: Aquelas que oferecem risco ao SO e só podem ser executadas se o modo de acesso estiver como modo kernel ou modo supervisor.
Arquitetura Monolítica: Aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados formando um único executável com interação desses módulos.
Arquitetura de Camadas: O sistema é dividido em camadas e cada camada oferece um conjunto de funções que só podem ser utilizadas pelas camadas superiores. VANTAGEM: isolar algumas funções facilitando a manutenção e depuração e proteger as camadas mais internas.
Microkernel: Simplificar o núcleo do sistema separando o kernel em processos a serem chamados apenas quando forem necessários as aplicações.
Processo
Um programa em execução contendo as informações sobre a execução,espaço de enreçamento,tempo de processador e area de risco.
Um processo é formado por tres partes: contexto de hardware,software e espaço de endereçamento. Juntas possuem todas as informações necessarias a execução do programa.
Contexto de Hardware: Armazena o conteúdo dos registradores gerais e de usos específicos da UCP.
Contexto de Software: Armazena características e limites dos recursos alocados pelo processo compostos por três grupos: IDENTIFICAÇÃO(cada processo criado recebe um ID),QUOTAS( limites de recurso que cada processo pode alocar) E PRIVILÉGIOS(ações que o processo pode fazer).
Espaço de Endereçamento: Area de memória onde as intruções a os dados do programa são armazenados para execução.
Estados do Processo
Pronto (Ready): Quando está aguardando para ser executado.
Execução(Running): Quando está sendo processado pela UCP.
Espera(Wait): Aguardando por algum evento externo ou por algum recurso para proseguir.
Concorrência: Subdividir o código em partes para trabalharem de forma cooperativa. Processos Independentes: Sem vínculo do processo criado com seu criador exigindo