SYDNEY OPERA HOUSE
OPERA HOUSE
Alunos: João Vitor, Letícia e Thiago.
• A casa da Ópera de Sydney, também conhecida como Teatro de
Sydney, é um dos edifícios de espetáculo mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de
Sydney. A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.
Arquiteto: Jørn Utzon
Engenheiro: Arup & Partners Ove
Financiador: Governo Sul - Nova Gales
Tempo de obra: 1957-1973
Patrimônio
Mundial
(UNESCO)
• Entre vários arquitetos de todo o mundo o dinamarquês Utzon venceu o concurso e não sabia que viria a maior edificação de sua vida, que até sua morte nunca foi visitar a obra concluída.
• Utzon se demitiu do projeto, porque a qualidade do som no interior do edifício não correspondia a sua espetacularidade exterior. O governo nomeou três arquitetos da Austrália, Peter Hall, DS Littlmore e Lionel Todd, para completar o projeto.
• O total da obra que era pra ser avaliada em 7 milhões foi finalizada com
102 milhões de dólares.
Mesmo depois de Utzon ter abandonado a obra, seus conceitos não mudaram muito com os outros arquitetos nomeados, apenas os interiores.
A Construção
• A construção começou em março de 1959, em três fases: a fundação e construção do pódio com vista para o porto de Sydney, a construção das conchas externas, e a construção do interior. A estrutura em concha consistiu de um sistema de nervuras de conchas de concreto pré-moldado criadas a partir de seções de uma esfera.
• Utzon queria que as conchas fossem retratadas como grandes velas brancas em contraste com as águas azul-escuras do oceano no qual situa-se acima. A fim de alcançar este objetivo estético, as conchas são cobertas com 1.056.066 telhas cerâmicas feitas na Suécia, utilizando argila e pedra britada. Assim com a colocação das telhas, a estrutura do icônico telhado levou 11 anos para ser concluído.
• Sem ao