swot
Então, surgiu um novo consumidor, gerador de conteúdo, com novas possibilidades e com poder de decisão de compra, um consumidor mais exigente que dá valor aos detalhes que já não podem ser ignorados pelo mercado.
Nesse novo quadro, conhecer o consumidor é fundamental. É importante observar seu comportamento, seus desejos, preferências e, principalmente, sua percepção sobre marca, produtos e serviços. Conforme Michael Solomon (2002, p.24), “o comportamento do consumidor é um processo contínuo, e não só o que acontece no instante em que um consumidor entrega dinheiro ou apresenta seu cartão de crédito (ou de débito) e, em troca, recebe uma mercadoria ou serviço”. E ainda segundo o autor “os dados sobre os consumidores auxiliam as organizações a definir o mercado e a identificar ameaças e oportunidades para uma marca” (idem, p.25). Logo, as marcas precisam entender que para satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor é preciso conhecê-lo e entender suas prioridades. As ferramentas para tal intento são adequar as estratégias e o planejamento da marca em prol da felicidade do cliente através da pesquisa de mercado.
O estudo mercadológico é uma maneira de monitorar as necessidades dos consumidores mundiais. Wagner Kamakura (2010) ao tratar sobre o dinamismo do comportamento do consumidor como causa primordial para acompanhar as tendências do mercado, relata a importância de estudar esse comportamento para aumentar a participação e a lucratividade da empresa no mercado.
No final dos anos de 1980, o conceito de qualidade de vida surgiu como tendência e logo se tornou um bom argumento de vendas.
O novo posicionamento dos líderes empresariais no espaço público em