Sweet Vomit in the bag
As noticias tem suas credibilidades diante das fontes confiáveis e de jornalistas confiáveis. Muita das vezes uma ou duas “verdades” não bastam pra comprovar a legitimidade da noticia, temos que ir mais a fundo pra saber se o que estamos lendo é realmente verdade, pois o impacto da noticia na vida de um leito pode ser bem chocante de acordo com a noticia. Tom Peterson questiona que nem tudo que sai publicado na imprensa é a expressão da verdade (depende muito de quem está noticiando e também das fontes de noticias)
A tempos atrás acreditava-se que tudo o que era publicado é respectivamente verdade, isso na época em que as pessoas confiavam um pouco mais na imprensa. Hoje em dia as pessoas ainda acreditam que tudo que entra em pauta tem sua verdade, porem outros meios de informações podem contradizer algum detalher de sua suposta noticia e muito provavelmente gerar uma discussão pública, fazendo com que assim as pessoas talvez enxerguem algo ou detalhes da sua noticia que pode não ser verdade, colocando em duvida a noticia.
Ouvindo dois lados de uma mesma noticia em jornais diferentes, pode-se gerar duas supostas verdades, pois talvez os dois lados podem ter uma variedade de percepções, explicações e até mesmo conclusões de justo ou injusto, de certo ou errado e até verdade e mentira.
Os profissionais éticos da comunicação estão sendo forçados a aprender a conviver com a incerteza, pois se trata do valor da reportagem que é julgada pelos fatos ali presentes na matéria. Mudar esse comportamento e aprender a conviver com a incerteza (que muita das vezes seus próprios colegas de trabalham impõe essa incerteza) não é fácil, porque a tolerância, fruto da consciência não se limita a duas versões (certo ou errado), isso pode dar origem a insegurança noticiada, diferente da incerteza.
As noticias falsas publicadas e aceitas pelo publico podem prejudicar muita gente.