Swapping
Alex Fabian Andrade Santos de Miranda RA: 2014044389
Aline Cristina Rabelo RA: 2012066776
Allan Henrique Rabelo RA: 2014030892
Julio Lucas Nascimento Siqueira RA: 2014049640
Lucas Pinheiro dos Santos RA: 2014027565
Anthony da Silva Fernandes RA: 2014061259
Guarulhos
2014
Swapping
Swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (swap out), retornando posteriormente para a memória principal como se nada tivesse ocorrido. Quando o programa tiver que ser executado novamente, então ele é novamente carregado para a memória principal (swap in). Esta operação pode até causar o swap out de um outro programa. A técnica de swapping veio para tentar resolver o problema de insuficiência de memória para todos os usuários. Nos esquemas apresentados até o momento, um processo permanecia na memória principal até o final de sua execução, inclusive quando realizava operações de entrada e saída.
O swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados .O sistema escolhe um processo residente que é levado da memória para o disco (swapped out), retornando posteriormente para amemória principal (swapped in), como se nada tivesse ocorrido.
Um dos problemas gerados pelo swapping é a relocação dos processos.O loader realocável permite que um processo seja colocado em qualquer posição de memória, porém a relocação é realizada no momento do carregamento.
O conceito de swapping permitiu um maior compartilhamentodememória e, conseqüentemente, um maior throughput. Mostrou-se eficiente em ambientes onde existiam poucos usuários competindo pela memória e com aplicações pequenas. Seu maior problema é o custo das operações de entrada e saída.