Suécia - cultura e educação
Oficialmente “Reino da Suécia”, este é um país da Europa Setentrional localizado na Península Escandinava e que faz fronteira com a Noruega, Finlândia e Dinamarca. Possui um dos mais elevados padrões de vida e é considerado um dos melhores países do mundo em termos de igualdade.
Área: 450 295km² - a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia;
Densidade populacional: 9,2 milhões de habitantes (21 por km quadrado);
85% da população vive em áreas urbanas;
Capital: Estocolmo - a maior cidade da Suécia, albergando cerca de 21% da população da Sueca, centro cultural e político do país;
Monarquia constitucional: o rei Carlos XVI Gustavo é o chefe de Estado, porém com poderes limitados a funções oficiais e cerimoniais. O Parlamento da Suécia tem 349 membros e funciona como a assembleia legislativa do país, realizando-se eleições de 4 em 4 anos para a escolha do primeiro-ministro.
Desde a II guerra mundial que há um equilíbrio entre os partidos socialistas e não socialistas. Politicas como a neutralidade e a não aliança, a segurança social e a igualdade entre sexos têm o apoio de todos partidos. A relação de entendimento entre patronato, trabalhadores e sindicatos e o nível de vida elevado dos suecos, faz com que o “modelo sueco” seja apontado como um caminho a seguir a nível mundial.
De facto, os suecos têm um profundo sentido de democracia e igualdade, ocupando o primeiro lugar do mundo no Índice de democracia e o sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.
Da ciência à moda, da música à igualdade, a Suécia demonstra uma imensa criatividade e destaca-se mundialmente, inclusive na sua preocupação em relação ao meio ambiente. Os tratados ambientais mais importantes são as Convenções de Helsínquia, Oslo e Paris, estabelecidos para proteger os mares circunvizinhos; além disto, o governo sueco aplicou 500 milhões de coroas suecas ( 60 mihões de dólares) para a política marinha até ao ano 2010. A tecnologia