Sustutuição parcial da areia por cinza de bagaço de cana de açucar

2627 palavras 11 páginas
1. Lista de Figuras

3

2. Lista

de

Tabelas

4

3. Antecedentes e Justificativas
A necessidade de geração de energia a partir de fontes renováveis vem impulsionando a produção de álcool etanol a partir da cana- de-açúcar. Hoje há cerca de
4milhões de veículos que utiliza exclusivamente este derivado da cana como combustível. Representando 40% da frota nacional. [Marcos O. de Paula et all.,2009]
Durante a extração do caldo da cana-de-açúcar é gerado grande quantidade de bagaço (aproximadamente 30% da cana moída), biomassa de suma importância como fonte energética. Cerca de 95% de todo o bagaço produzido no Brasil são queimados em caldeiras para geração de vapor gerando, como resíduo, a cinza de bagaço, cuja disposição não obedece, na maior parte dos casos, a práticas propícias, podendo-se configurar em sério problema ambiental. Constituída, basicamente, de sílica, SiO₂, a cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBC) tem potencial para substituir a areia da preparação de concretos e argamassas. [Cordeiro et all.,2008].
A utilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar, substituindo a areia de concretos e argamassas, além de diminuir o impacto negativo na natureza ao descartar a cinza, diminui outro impacto que é gerado ao extrair a areia do leito dos rios, tais como erosões nos leitos e a perda da vegetação na região onde é retirada a areia.
Este projeto tem como objetivo reduzir dois impactos ambientais, além de tentar aumentar a resistência do concreto feito com a cinza do bagaço da cana-de-açúcar. Pode haver uma redução no preço do concreto.

4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Substituir parcialmente a areia por cinza de bagaço de cana-de-açúcar no traço do concreto.

4.2 Objetivos Específicos
 Buscar uma alternativa sustentável no ramo da construção civil;
 Verificar e avaliar a resistência do novo traço de concreto;


Avaliar a durabilidade do novo concreto produzido com a CBC.

5

5. Revisão da Literatura
5.1 O

Relacionados