Sustentabilidade
O Galpão da Ciência começou em 2002, na Escola Nucleada Professora Adilha Matias Faria, na localidade de Fundo do Campo, município de Otacílio Costa, Santa Catarina. Em 2004 foi implantado o Projeto Ambiental Galpão de Ciências “Resgatando e Construindo Saberes no Campo”.O projeto é coordenado pela professora Marys Regina.
O objetivo central do projeto é defender e manter o meio ambiente equilibrado, resgatando tudo o que é nativo e reproduzindo e plantando para as gerações futuras.
Contando com a participação dos alunos, são reproduzidas mudas nativas da região para que as espécies não desapareçam e continuem embelezando e caracterizando a serra. As atividades incentivam os alunos a conhecerem e respeitarem a natureza, pois acredita-se que é preciso ter conhecimento direto dela para amá-la e é preciso amá-la para protegê-la. Os objetivos são retomar o contato respeitoso com a natureza, despertar nos jovens maior valorização e interesse pelo tema, incentivar a preservação, aumentar a consciência ecológica, como proteção a plantas nativas, desenvolvimento sustentável, etc.
Como as atividades são desenvolvidas
Foi construído um galpão nas dependências da escola, chamado de Galpão de Ciências, onde há espaço suficiente para o desenvolvimento das atividades. Além disso, a estrutura conta com estufas de tamanho suficiente para manter as mudas feitas no galpão e mantê-las em segurança e local adequado para o crescimento. Os próprios alunos cuidam das mudas, contando com o auxílio dos professores e responsáveis.
Caminho dos gnomos
Tudo foi pensado para o melhor desenvolvimento das atividades, criando até mesmo o caminho dos gnomos, onde os alunos fantasiados vão explicando para cada participante da trilha sobre as plantas vistas durante a visita, tendo direito até a travessuras feitas por eles, de uma forma muito divertida e construtiva.
Conclusão
Sabemos