Sustentabilidade
Data: 01/09/2011
A sustentabilidade nas empresas está ancorada em ações de responsabilidade nas áreas econômica, social e ambiental. Nesta quinta-feira (1º), o engenheiro e professor da Nova Universidade de Southeastern, na Flórida, Edward Aqua, mostrou a empresários da indústria mineira como essas práticas, aliadas à inovação, podem trazer ganhos em imagem e, principalmente, no lucro das corporações. Ele participou do Workshop Internacional em Tecnologias Limpas, promovido pela Fiemg.
Aqua apresentou estudos e casos de empresas que investem em sustentabilidade. “Existe uma relação entre os recursos empregados em responsabilidade socioambiental e os lucros das corporações”, disse. Para ele, vivemos em mundo em que a filantropia, incentivada pelas igrejas, dá lugar a ações lideradas pelas empresas e baseadas no tripé “econômico”, “social” e “ambiental”.
O engenheiro norte-americano falou ainda sobre os mais recentes conceitos em responsabilidade socioambiental. “É fundamental pensa no ciclo de vida do que é produzido pelas indústrias. E, para controlar o produto, da matéria-prima ao descarte dos resíduos, é preciso ter a ideia exata da energia gasta”, afirmou. Ele mostrou que uma nova certificação, a ISO 50001, irá tratar do manejo de energia nas empresas.
O Workshop Internacional teve ainda a participação do diretor-executivo da Verti Ecotecnologias, Euler Santos. Em sua palestra, “Inovação ambiental e competitividade na indústria”, explicou como é possível investir em inovação em todas as fases dos processos industriais, do projeto conceitual à operação do empreendimento.
Simbiose Industrial
A coordenadora do Programa Simbiose Industrial da Fiemg, Cláudia Stancioli, fechou a manhã de debates do Workshop Internacional. Ela apresentou o funcionamento do projeto liderado pela Federação. Leia mais sobre o Programa Simbiose Industrial.
O Workshop Internacional em Tecnologias Limpas foi realizado