Sustentabilidade
As 3 ecologias: formação e contemporaneidade
Profª. Drª. Roselaine Machado Albernaz
Aluno: Isaías Daniel Pereira de Pereira
O que somos?
Ensaiar um olhar ecosófico é o que a Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico vem praticando. Afinal o que pretendemos com nos desenvolvermos ecosoficamente? O que exatamente significa isso? Primeiro precisamos esclarecer de onde aproveitamos a ideia de ecosofia, no livro do Guattari definida como articulação ética política entre as ecologias humana social e ambiental.
Dessa maneira, avançarmos nesse caminho deveria significar que estamos conseguindo (ou pelo menos tentando) formas práticas de colocar em contato (e não de qualquer maneira, mas ético politicamente) essas esferas do existir: humano, social, ambiental. Ora então como fazê-lo? Sabemos que essa é uma pergunta que pode gerar muitas formas de respostas, mas aqui queremos lançar mão de um princípio proposto por Gandhi para pensar em nossa maneira de respondê-la, ele sugere “ser você a mudança que quer ver no mundo”, vivenciar aquilo que alimenta tuas ideias já é uma revolução, talvez uma micro revolução como pudesse pensar com Foucault, do tamanho suficiente pra desencadear as transformações nos universos em que se enreda esse pequeno ser revolucionado, como fruto das marolas produzidas pelo corpo em movimento.
Ecologia humana então é a primeira esfera a receber nossa atenção para que seja possível produzir as condições necessárias pra a construção de um olhar ecosófico. Para olharmos à nossa volta e encontrarmos nossos semelhantes, nossos diferentes, toda vida em torno de cada um de nós, com respeito e amor, primeiro lançar um olhar sobre si. É esse o convite a quem queira conosco ensaiar (e quem sabe assim ir construindo) certo olhar ecosófico nesse momento de crise por que passa nossa civilização.
O que posso já agora mudar significativamente na minha vida que fortalece o projeto de harmonizar o