Sustentabilidade
Em 1983, em uma iniciativa pioneira, a Natura passou a oferecer produtos com opção de refil, cuja massa média é 54% menor que a da embalagem regular. Graças a essa decisão, desde então, a empresa deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens. Ao engajar consultoras e consultores na venda dos refis, promove-se o consumo consciente dos recursos do planeta.
Um dos principais vetores de inovação da Natura é o uso sustentável da biodiversidade. A empresa traduz esse conceito com a criação e o desenvolvimento de novos produtos utilizando espécies nativas e exóticas, com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, com o programa de certificação de insumos e em parcerias com comunidades fornecedoras.
Outros exemplos:
• Adoção da Tabela ambiental - publicada em nos produtos, traz informações sobre o impacto ambiental de cada item;
• Não são realizados testes em animais;
• Vegetalização dos produtos - substituição de matérias-primas animal e mineral por vegetal;
• Utilização de álcool orgânico - substituição do álcool comum pelo orgânico certificado;
• Programa Carbono Neutro - redução e compensação das emissões calculadas com base na cadeia produtiva desde a extração da matéria prima até o descarte final pelo consumidor.
Em relação aos impactos sociais, destaque para Programa Natura Crer para Ver, que tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público, beneficiando alunos e profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos com projetos de promoção da leitura e da escrita de qualidade.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois PROGRAMAS nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a