Sustentabilidade
"A diminuição da miséria mental dos desenvolvidos permitiria rapidamente, em nossa era científica, resolver o problema da miséria material dos subdesenvolvidos. Mas é justamente desse subdesenvolvimento mental que não conseguimos sair, é dele que não temos consciência".
Edgar Morin
Na atualidade muito se fala em sustentabilidade, ecologia, agroecologia, desenvolvimento sustentável, dentre outros termos do tipo, porém, pelo tanto que se fala, pouco resultado se vê afinal estas preocupações vem sendo mencionadas desde a década de
70 e hoje as preocupações crescem na medida em que os problemas ambientais avançam.
É perceptível as negligencias com a natureza em nome de um capitalismo selvagem que garante uma satisfação imediata de felicidade e de grandes realizações.
Porém isso é sempre questionável, como se satisfizer completamente se a natureza que te cerca e te sustenta esta sendo constantemente agredida e devastada? Quem mantem esse capitalismo selvagem aceso esta livre das mazelas advindas das catástrofes naturais?
Como bem disseram Flávio Alves Barbosa e Vilma de Fátima, autores do texto base, referem-se ao meio ambiente como sendo objeto passível de manipulação, onde:
Pode ser tirado de um lugar e posto em outro de acordo com os interesses de quem o domina e/ou o possua. Assim, desvia-se o curso de rios para atender a especulação imobiliária, promovem-se urbanizações forçadas, deslocam-se populações, inundam-se grandes áreas de terras para construir hidrelétricas, e pouco interessa a vida das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas que habitavam nelas.
Somos sabedores de que todos os recursos naturais não são recursos renováveis e assim sendo de onde só se tira a fonte seca. Mesmo sabendo disso, grandes capitalistas ainda insistem em explorar a natureza em larga escala comprometendo assim, ainda mais, o futuro das gerações vindouras.
São questionáveis essas ações, mais