Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações e sem causar impactos ao ambiente em que vivem.
A palavra começou a ser usada freqüentemente após uma conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada em 1972.
Algumas ações podem ser tomadas para que reduzamos os impactos ao meio ambiente em que vivemos:
-Consumo consciente de água e energia; reaproveitamento de materiais (recicláveis e orgânicos); redução do consumo compulsivo entre outros.
Conferencia de Estocolmo
Realizada em 1972 tinha o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente, para que não comprometêssemos as gerações futuras
Naquela época acreditava-se que a natureza era inesgotável e a relação entre Homem e Natureza era desigual, o homem ganancioso queria satisfazer os seus desejos de consumo e por vezes não pensava no erro que cometia.
Com tantos temas na conferencia, como o secamento de rios e lagos, os países reagiram de maneiras diversas e os Estados Unidos foi o primeiro país a se dispor a diminuir o volume de poluição que era emitida.
Estavam presentes na discussão mais de 400 instituições governamentais e não governamentais e 113 países.
Relatório Brundtland
Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Relatório Brundtland aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo daquele tempo.
O documento enfatizou problemas ambientais, como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio (conceitos novos para a época) e trouxe de volta temas como a relação Humano e Natureza.
O Relatório Brundtland também já apresentava uma lista de ações a serem tomadas pelos Estados e também definia metas a serem realizadas no nível internacional.
Rio 1992 (Eco 92)
Realizada em 1992, está conferencia foi