sustentabilidade
Atualmente a indústria da construção civil é a maior responsável pela reciclagem no Brasil e na maioria dos países. Entretanto algumas empresas agem de maneira corretiva, depositando geralmente em grande maioria desses resíduos em aterros, sem nenhum tratamento prévio. Tal deposição afeta diretamente o meio ambiente, sendo o corresponsável pelo outros fatores como enchentes, em virtude do assoreamento do leito nos córregos.
Uma solução que a cada dia ganha força dentre os pesquisadores, é a reciclagem dos resíduos da construção ou demolição (RCD) e sua reutilização na construção civil como matéria prima alternativa.
Como resultado de algumas pesquisas já se sabe que a reciclagem desses resíduos pode ser aplicada para diversos fins tais como: serviços de pavimentação, fabricação de pré-moldados (blocos, meio-fio, placas, dentre outros).
Os resíduos de alvenarias, incluindo tijolos, cerâmicas, e pedras podem ser utilizados na produção de concretos, embora haja uma redução na resistência á compressão é um concreto leve com alto poder de isolamento térmico podendo ser utilizado em casas de placas ou alvenarias.
As principais etapas operacionais do gerenciamento dos resíduos sólidos, após a separação dos diversos tipos de resíduos e um correto acondicionamento do mesmo em recipientes adequados, são a coleta, o transporte, a reciclagem, o tratamento e por fim, uma correta destinação final dos resíduos já tratados. De maneira geral todas as etapas se dispõe a um mesmo fim:a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população.
CABRAL, AE. B. Modelagem de propriedades mecânicas e de durabilidade de concretos produzidos com agregados reciclados, considerando-se a variabilidade da composição do RCD. São Carlos-SP,