Sustentabilidade
"Espécies ameaçadas de extinção, como cabreúva-vermelha e cedro-rosa, integram a lista das árvores selecionadas pela norueguesa Umoe Bioenergy, usina de etanol presidida por Rubens Approbato Machado Jr., para o reflorestamento de áreas no município de Sandovalina (SP). No total, vai ser investido R$ 1,6 milhão na recomposição da região."
A Umoe Bioenergy iniciou um projeto de cogeração de energia no primeiro semestre de 2011, que foi concluído um ano depois. Além das instalações na área industrial, o projeto também previa a construção de uma linha de transmissão de aproximadamente 20 km, para ligar a usina Umoe Bioenergy até a subestação Taquaruçu.
As linhas de transmissão passam por algumas propriedades de parceiros agrícolas da Umoe Bioenergy e também por lotes do Assentamento Bom Pastor, que é administrado pelo ITESP e pertence ao Governo do Estado de São Paulo. Para que o Governo concedesse o Termo de Permissão de Uso autorizando a passagem das linhas de transmissão nas terras de seu domínio, a Umoe Bioenergy se comprometeu a fazer a recomposição ambiental em área do Assentamento Porto Maria, localizado no município de Rosana-SP.
O assentamento Porto Maria possui 1.065 hectares de extensão e abriga 41 famílias. Ao todo serão reflorestados o equivalente a 120 hectares, divididos em 7 parcelas anuais de 17 hectares. Em cada etapa serão plantadas aproximadamente 29 mil árvores nativas da região, de 80 espécies diferentes.
O investimento total feito pela UMOE neste reflorestamento é de R$ 1.559.162,17 (um milhão, quinhentos e cinquenta e nove mil, cento e sessenta e dois reais e dezessete centavos).
Este é o tipo de parceria em que todos ganham. Ganha a Umoe Bioenergy, que constrói a sua linha de transmissão e inicia a geração de energia elétrica limpa e renovável, promovendo o desenvolvimento da região