sustentabilidade
Segundo o SEBRAE (2007), a gestão ambiental é uma questão de sobrevivência, tendo em vista que o meio ambiente é hoje parte do processo produtivo e não mais uma externalidade. Isto faz com que a variável ambiental esteja presente no planejamento das empresas por envolver a oportunidade de redução de custos, já que uma empresa poluente é, antes de tudo, uma entidade que desperdiça insumos e gasta mais para produzir menos. Souza (1993, apud Kraemer, 2007) diz que as estratégias de “marketing ecológico” visam à melhoria da imagem da empresa através da criação de produtos “verdes” e de ações voltadas para proteção ambiental. Muitas empresas têm demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente, com criatividade e condições internas que possam transformar as restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócios.
. CONTRIBUIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Como resultado dos dados apurados junto a empresas representativas da Construção
Civil, analisados sob parâmetros encontrados na literatura, nas práticas de empresas de outros segmentos e nas observações dos entrevistados, este trabalho propõe práticas que representam compromisso com a sustentabilidade no canteiro de obra, a saber:
• Promover eventos envolvendo temas sobre a responsabilidade ambiental, que permitam aos colaboradores entender o processo de licenciamento ambiental, o destino e tratamento de resíduos da Construção Civil resultantes e suas atividades de construção, reformas, reparos e demolições de estruturas e estradas, remoção de vegetação, escavação de solos, etc.;
• Criação de manual de licenciamento ambiental e