Sustentabilidade
Para que a sustentabilidade seja viável, é necessária a criação de políticas governamentais, ações empresariais e da sociedade, pois requer a melhoria da qualidade de vida de parte significativa da população e a modificação dos padrões de consumo da sociedade atual. É necessário mudar padrões e paradigmas, mudar hábitos de consumo para reduzir diferenças sociais. De acordo com Sorrentino (2004) é preciso resgatar e construir um conjunto de ações e reflexões que propicie atitudes compromissadas com outro paradigma de sociedade e organização social, apontado para a importância do sentido de pertencimento, participação e responsabilidade.
A principal função do trabalho com o meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações valores, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos. Esse é um grande desafio para a educação (ALVES et al, s.d, p.12).
Sendo assim, além de ser um processo de mudança que forma valores e prepara a população para exercer a cidadania, a educação ambiental, constitui-se em um grupo de ideias opostas às ideias que se destacam hoje em dia, no sistema social, a favor da transformação social com ética, com justiça social e com democracia. É uma luta a favor de novas ideias e valores éticos, em que deve prevalecer a melhoria da qualidade de vida para todos (PELICIONE, 2005, p. 596-597).
Segundo Machado (2007), o conceito de responsabilidade social varia conforme a cultura e intenção da empresa, e o