Sustentabilidade
Atividade: Posicionamento crítico
Título: Meio Ambiente e Comércio Exterior – Problema ou solução
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar as implicações que comércio exterior vem proliferando nos últimos anos nas nações em contrapartida ao tema socioambiental, gerando posicionamentos contraditórios. A questão da preservação do meio ambiente e sua relação com o comercio exterior desencadeou uma discussão que afeta todos os países, pois para produzir determinados produtos é necessário retirar insumos escassos da natureza, visando obter vantagem competitiva no momento de exporta-los.
Justificativa
A preservação do meio ambiente esta ligada a aspectos políticos, econômicos e sociais do mundo, de modo que não podemos dissociá-los. O comércio exterior é a principal fonte de divisas tanto para países desenvolvidos quanto para os países em desenvolvimento e devido a preocupação com os lucros, os países importadores estão se preocupando em aumentar suas produções para atender as demandas, tornando os recursos naturais dos países exportadores quase extintos. O conflito surge aqui, pois entre as correntes dos ambientalistas e a dos defensores do livre comércio, confunde-se com o embate entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, que nesta modalidade de negócio se tornou um problema, uma vez que a oportunidade de produção atende as necessidades internas e externas do país. Podendo exceder as capacidades de recuperação da biosfera explorada. Principalmente para países menos desenvolvidos, que por possuírem menor tecnologia, utilizam mais energia e/ou processos menos eficazes na produção, afim de acompanhar os mais desenvolvidos.
Desenvolvimento
As razões para existência de posicionamentos antagônicos entre o comércio exterior e o meio ambiente são diferenças entre as partes, conscientização ambiental e importância de caminharmos para o