Sustentabilidade
História
A culinária alagoana é muito similar á outras cozinhas da região do nordeste, principalmente a pernambucana, já que Alagoas, até 1817, pertencia a Província de Pernambuco. Ela também é formada pela influência dos povos que primeiro habitaram a região, os ingredientes; dos que a colonizaram, os portugueses; e dos que foram trazidos para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, os africanos. Os primeiros habitantes ensinaram as formas de aproveitamento de cereais, como o milho, e de raízes e tubérculos, principalmente a mandioca, daquela faziam a farinha. Os portugueses que aportaram no Nordeste introduziram o azeite de oliva, o bacalhau, o vinho e as técnicas trouxeram o gosto por ingredientes como o coco e a pimenta, embora a presença africana em Alagoas não sejam tão marcante como na Bahia, por exemplo. No Agreste e no Sertão, as receitas seguem as linhas dos demais Estados nordestinos. Também são usados o charque, a carne de sol e a carne caipira-especialmente a de bode-, os cereais- feijão, milho e arroz-, além de farinha de mandioca queijo coalho e a manteiga do sertão.
Entretanto, oque faz da culinária alagoana emas das mais variada é a geografia de seu território, com a presença das lagoas costeiras (que batizam o estado) e de um extenso litoral rico em peixes e frutos do mar. A orla alagoana é cercado por coqueiros, o que faz com que o leite de coco e os pescados sejam de maioria das receitas tradicionais.
Ingredientes típicos
Frutas
O coco aparece em várias receitas com frutos do mar, como peixadas ensopados e moquecas. Em Alagoas, há manga, jaca, mangaba, pitanga, caju, sapoti e acerola, usados em sucos e sorvetes.
Cereais
O milho muito consumido , principalmente durante os festejos junino. O feijão de coco, um acompanhamento para os pratos à base de frutos do mar. A feijoada alagoana, como a pernambucana, é feita com esse feijão.
Ervas e condimentos
O coentro e a cebola são usados na peixada. O sururu de capote