sustentabilidade
EMPRESARIAL
Professora M.Sc. Carla E. Baracuhy Firmino.
“Espera-se que as empresas deixem de ser problemas e façam parte das soluções.”
(BARBIERE,2007)
As preocupações ambientais dos empresários são influenciadas por três grandes conjuntos de forças que se interagem reciprocamente:
- O governo
- A sociedade
- O mercado
Figura 1: Gestão ambiental empresarial - influências
Fonte: Barbieri, 2011
As questões socioambientais passaram a ter impactos importantes sobre a competitividade dos países e de suas empresas.
A geração de passivos ambientais pelo não cumprimento da legislação pode comprometer a rentabilidade futura de uma empresa .
A intensificação dos processos de abertura comercial expondo produtores com diferenças pronunciadas de custos ambientais e sociais a uma competição mais acirrada e de âmbito mundial tem sido uma poderosa força indutora de regulamentação e autorregulamentação socioambientais.
“Considerando o conceito de desenvolvimento sustentável, uma empresa sustentável é aquela que cria valor de longo prazo aos acionistas ou proprietários e contribui para a solução dos problemas ambientais e sociais.”
Para Crosbie e Knight (1995), os negócios ou empresas sustentáveis são as que:
Satisfazem as necessidades atuais usando recursos de modo sustentável;
Mantêm um equilíbrio em relação ao meio ambiente natural, com base em tecnologias limpas, reuso, reciclagem ou renovação de recursos; Restauram qualquer dano causado por eles;
Contribuem para solucionar problemas sociais em vez de exacerbá-los; e
Geram renda suficiente para se sustentar.
A reputação da empresa é um importante ativo intangível que se relaciona fortemente com o seu desempenho financeiro e mercadológico. E não faltam pressões para que as empresas adotem medidas de proteção ao meio ambiente.
Abordagem para a gestão ambiental empresarial
Abordagens para a