Sustentabilidade
Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Judiar
Teorias da Administração
Francisco Allan Lima viera RA: 376708
Luana Alves Pinheiro RA: 381313
Antonia Adanicia de Moura N. RA: 358185
Solange Alves Pereira de Santana RA: 354491
PI, Setembro de 2012
Introdução
Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ai dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e política no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado. Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.
Portanto essa ATPS pretende levar a pessoas a identificarem, e associarem, os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento da Teorias da Administração, e como se deu a influência dos acontecimentos sociais até os dias atuais. Quando o desafio for finalizado, é esperado que os alunos tenham assimilado as razões pelas quais as Teorias da Administração tomaram novo rumos, e a sua característica de evolução contínua.
O Surgimento da Administração
Desde o princípio da natureza