Sustentabilidade
Por muito tempo, as empresas tiveram como objetivo único o resultado, o foco era garantir o melhor retorno possível para seus sócios e acionistas sem se preocupar com questões fundamentais, como as pessoas e o ambiente em que estão inseridas.
Passamos por um período de crescimento acelerado, em que o consumo foi incentivado de maneira tal que não houvesse preocupação com os recursos utilizados, sejam eles os recursos naturais ou a mão de obra.
Entretanto, estes recursos são finitos e o modelo anterior chegou ao seu limite, tornando-se insustentável e impraticável. Diante desta nova realidade, dá-se a importância da empresa, vista como um forte instrumento capaz de direcionar a sociedade e seus hábitos.
Entende-se por empresa humanizada, a organização que se preocupa, não somente com o resultado, mas com todos os seus stakeholders. Seu foco maior passa a ser um ambiente equilibrado, sem injustiças sociais, que incentive trabalhos comunitários, precocupadas com os impactos ambientais.
Uma empresa humanizada, entente e valoriza o Capital Intelectual, seus funcionários são vistos como um dos maiores bens. Passam a ter uma gestão que incentive as ideias e sugestões. Preocupados constantemente em fortalecer seu elo com colaboradores, pois assim garantiram o atingimento de seus objetivos e a satisfação do cliente.
Em resumo, a empresa inserida no contexto atual que mantém seu norte baseado em resultados, tem cada vez menor espaço, pois a sociedade não aceita mais um ambiente que não seja ético, justo, ecologicamente equilibrado, que não seja socialmente responsável, em que as pessoas são tratadas com dignidade e respeito.
2) De acordo com o modelo piramidal de Archie Carrol (Citado em Daft, 1999) a responsabilidade social pode ser dividida em quatro tipos. Cite e exemplifique cada um deles.
De acordo com o modelo piramidal de Archie Carrol (Citado