Sustentabilidade
Projeto “Residência Sustentável”
O projeto residência sustentável iniciou-se em 2004, por um grupo de estudantes universitários da instituição Anhanguera que na ocasião estavam realizando uma pesquisa ambiental na cidade de Santa Bárbara - MG, onde o grupo percebeu a importância de existir sustentabilidade dentro de uma casa. Em tempos de chuva e frio, a população se deixava influenciar pela estação e acabavam demorando mais minutos que o necessário em seus banhos, ocasionando oscilações de energia e falta de água, causando transtornos para todos moradores da cidade. Foi quando o projeto nasceu.
O grupo pensou em alguma solução para tal desperdício como energia renovável; a luz poderia ser natural do sol, a energia pudesse ser resgatada dos raios solares e a água pudesse ser reutilizada. Surgiu então o projeto da “Residência Sustentável” onde a população de Santa Barbara, as donas de casa e moradores não perderiam a originalidade, a identidade e o conforto de seus lares e ganhariam economia financeira com sustentabilidade.
Após pesquisa identificamos que era preciso realizar o investimento de R$5.000,00 (cinco mil reais) por residência, porém se arrumássemos patrocinadores pelo menos da matéria prima, material auxiliar e mão de obra este custo reduziria a R$500,00 (quinhentos reais) que seria referente aos encargos de documentação de alvará da obra.
Fomos atrás do que seria necessário para suprir o projeto como patrocinadores de matéria prima e auxiliar, como depósitos de material de construção, casa de material elétrico, chefe de obra, engenheiro e de voluntários para mão de obra. Conseguimos 05 empresas patrocinadoras e 30 voluntários. Iniciou-se a reforma na primeira “Residência Sustentável”, após final das obras obtemos 80% dos resultados esperados. Ajustamos os 20% do projeto que faltava (matéria prima de qualidade baixa e incompatível) e finalmente chegamos aos 100% de sucesso.
O projeto em si, desde o início visou melhorias nos