SUSTENTABILIDADE
Observando as atitudes da sociedade em relação à degradação permanente do meio ambiente e de seu ecossistema percebemos uma crescente piora nas condições de vida, portanto concluímos que há uma necessidade de conscientização sobre a educação ambiental, para assim haver uma relação entre a sociedade e o meio natural.
Precisamos adquirir um novo conceito que de prioridade a uma nova forma de desenvolvimento com ênfase na sustentabilidade socioambiental.
Segundo Leff (2001) não há possibilidade de resolver os problemas ambientais e reverter suas causas sem ocorrer uma grande mudança nos comportamentos, conhecimentos, valores já existentes, construída no aspecto econômico do desenvolvimento. E em nosso ponto de vista o autor está correto, pois, a preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociais e políticas, porém que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais
Destacar os meios de informação e o acesso a eles pode ser possíveis caminhos para mudar o quadro atual de degradação socioambiental.
“O documento da conferência internacional sobre meio ambiente e Sociedade, Educação e consciência Pública para a sustentabilidade, realizada em Tessalônica (Grécia), chama a atenção para a necessidade de se articularem ações de educação ambiental baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobilização e participação e práticas interdisciplinares” (Sorrentino, 1998)
E com essa conscientização pode-se expandir a possibilidade de a população participar das decisões sobre que métodos podem ser utilizados para essa melhora ocorrer, de forma que fortaleça sua responsabilidade na fiscalização e no controle dessa degradação.
Nos tempos de hoje a informação tem um papel importante de motivar e sensibilizar as pessoas na defesa de qualidade de vida. Cabe destacar a educação ambiental como objetivo essencial de desenvolvimento