SUSTENTABILIDADE
3.1 Definições de Conceito
Durante toda a evolução social do ser humano foi-se discutido como delimitar e definir a palavra sustentabilidade.
Formalmente utilizada pela primeira vez pela ex primeira-ministra norueguesa Gro Brundtland em 1987, a palavra sustentabilidade tem origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, apoiar e conservar. No decorrer do desenvolvimento do modelo econômico dominante – modelo capitalista industrial - a conscientização humana sobre a limitação e a fragilidade do ambiente presente a sua volta, mudou este simples conceito de dar suporte, para um novo conceito de mentalidade (Leis, 2001). Sustentabilidade tornou-se uma mistura homogênea entre conhecimento técnico e atitude política.
Complementarmente em 1991, a Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), expôs a sustentabilidade como “Um processo de transformação, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evolução tecnológica e a mudança constitucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades e aspirações humanas (CMMAD, 1991, p.49)”, ou seja, viabilizar e explorar da melhor forma possível os recursos naturais hoje existentes para o desenvolvimento social e econômico, alinhado com um planejamento consciente para minimizar as possíveis consequências decorrentes de tal exploração.
“ O Conceito de Sustentabilidade evoluiu bastante nos últimos anos de forma positiva. Nós estamos presenciando o evidente processo de democratização do tema sustentabilidade, que começa a deixar os seguimentos elitizados para transformar numa bandeira da sociedade em geral.” (MENDES, T. 2008,p.9)
3.2 Ramificações de Conceito
Assim como toda palavra ou conceito, a raiz da palavra sustentabilidade já nasceu com um curto prazo de validade. Atualmente é possível ramifica-la nas seguintes direções:
- Gestão Sustentável – Acordando com Denis Donaire (1999, p. 20) , é