sustentabilidade
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
AMBIENTAL: produzir e consumir com consciência sem prejudicar o ecossistema para que este possa manter sua auto-repararão.
ECONÔMICA: aumentar a melhoria da produção e do consumo, utilizando mais recursos naturais. Procurando inovar tecnologicamente deixando de utilizar o carvão, petróleo e o gás e ampliando a desmaterialização da economia.
SOCIAL: todos os cidadãos devem ter o mínimo necessário para uma vida digna e ninguém deve ter bens, recursos naturais e energéticos que prejudiquem outros. Terminando com a pobreza, tendo ainda um padrão de desigualdade, só que aceitável, limitando o acesso a bens materiais, enfim, “a velha e desejável justiça social”.
CULTURA: tem que haver primeiro mudança de valores e comportamentos para depois mudar o padrão de consumo e estilo de vida.
REFORMA INTELECTUAL E MORAL: o desenvolvimento sustentável requer uma reforma intelectual e moral, adotando novas formas de viver.
USANDO EM TODAS AS DIMENSÕES, A ÉTICA SOLIDÁRIA COM OS EXCLUÍDOS DE HOJE PARA NÃO HAVER EXCLUÍDOS NO FUTURO.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
Econômica, social e ambiental
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
A tecnológica: as invenções do homem que acabam limitando os recursos naturais
A mudança radical, porém, progressiva do padrão de produção e consumo atuais.
Por conta destas invenções que acabam limitando os recursos