Sustentabilidade
Todas as pessoas, as sociedades, as organizações têm como meta o desenvolvimento econômico, material e social. Mas muitos se esquecem de que tudo isso só é possível se tivermos os meios para tal. Temos tudo o que precisamos a nossa volta, o meio ambiente, que nos fornece água, solo, mineral, matéria-prima para tudo o que for ser desenvolvido. No entanto é preciso pensar que tudo isso pode ter um fim. A água potável pode acabar, o solo se deteriorar, o ar ficar impróprio e causando a extinção de todos os seres vivos.
Para que isso não aconteça é preciso ser sustentável e pensar que o desenvolvimento das sociedades é importante sim, mas o mais importante é se desenvolver sem agredir o ambiente que habitamos.
A seguir, trataremos dos assuntos que muito vem sendo discutido e estudado, o aquecimento global e o uso indiscriminado da água. Traremos também duas possibilidades para ajudar o meio ambiente, como a construção de uma cisterna e de uma horta orgânica.
CONCEITO DA SUSTENTABILIDADE
“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos