sustentabilidade
JACIARA BOELL
INDICADORES DE DESENVOLVIEMNTO
SUSTENTÁVEL
Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação Empresarial do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
Professor: Fabia Gorette Martins Peron
RIO DO SUL – SC
2013
1. introdução
O meio ambiente urbano apresenta uma situação de grande alteração das características naturais, onde as modificações ambientais promovidas pelo homem ao longo da história do desenvolvimento das cidades resultaram na degradação dos recursos naturais, na poluição de recursos vitais, como ar, água e solo, comprometendo inclusive a qualidade de vida presente e futura na cidade.
Assim, uma cultura de desenvolvimento sem critérios ambientais, uma pressão do crescimento populacional urbano, e a dificuldade da cidade em suprir, na mesma velocidade, a demanda de infra-estrutura, se refletem numa situação de caos. A complexidade destes problemas demanda então ações de todos os setores da gestão da cidade para a busca de soluções permanentes e sustentáveis.
A pouca disponibilidade de dados da situação ambiental real aumenta a dificuldade da gestão ambiental no âmbito municipal e da conscientização da comunidade para caminhar em direção ao desenvolvimento sustentável.
A qualidade do ar em áreas urbanas tem sido insatisfatória, especialmente nas grandes metrópoles. Os padrões de qualidade do ar têm sido ultrapassados constantemente, agravando os problemas de saúde, de conforto e inclusive degradação de patrimônios históricos.
2. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS 2012, que o IBGE lança durante a Rio +20, traçam um panorama do país, em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional. Os 62 indicadores, produzidos ou reunidos pelo IBGE, mostram ganhos e