Sustentabilidade
Este trabalho fala sobre a aplicação da sustentabilidade na construção civil e integra as dispiciplinas Contabilidade, Métodos Quantitativos, Comunicação Aplicada, Teoria Geral da Comunicação e Filosofia. O mundo está mudando velozmente. No mesmo nível em que a ciência e a tecnologia demonstram benefícios à vida humana, também podemos ver como o meio ambiente em si é equilibrado, uma vez que tantos benefícios prejudicam o meio ambiente de maneira radical. Os prejuízos que a exploração descontrolada tem trazido ao meio ambiente devem ser analisados de maneira a despertar a consciência de que os recursos que vem sendo explorados serão finitos. O aquecimento global, a devastadora poluição tanto dos rios e mares, quanto do ar, a destruição de florestas são exemplos claros de ameaça à humanidade. O setor da construção civil precisa reavaliar seus conceitos. Projetos já executados devem ser aperfeiçoados para a redução dos prejuízos já causados e novos projetos precisam ser desenvolvidos para atender a necessidade do Planeta. O processo de construção deve respeitar ecossistemas, biodiversidade, fontes de energia e a água. A construção sustentável deve preservar ao máximo o equilíbrio entre conforto e harmonia ambiental.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Sustentabilidade é maneira de gerar equilíbrio entre a humanidade e suas necessidades e o meio ambiente tanto para o agora quando para o futuro.
É a exploração de recursos de maneira que não haja esgotamento do mesmo, garantindo de maneira continua sua utilização, seja por tempo determinado, ou – e preferencialmente no caso – por tempo ilimitado.
CONSTRUÇÃO CIVIL
O aquecimento e ar condicionado são as maiores causas de emissões de gases estufa provindo de construções. Na Europa, somente os edifícios são responsáveis por 30% de todas as emissões, totalizando cerca de 842 milhões de toneladas de CO2 ao ano – quase o dobro do que Kyoto considera ideal.