sustentabilidade
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Basicamente, é a capacidade de um indivíduo ou de um grupo se manterem inseridos em um ambiente suprindo as suas necessidades atuais sem afetar a capacidade de esse ambiente prover os insumos para as sociedades do futuro.
Do ponto de vista corporativo, para ser sustentável, um empreendimento precisa ser economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.
A adoção de práticas sustentáveis nas empresas, inclusive as micro e pequenas, é vital como parte do processo de tentar anular ou pelo menos diminuir o ritmo dessas mudanças climáticas que estamos presenciando. Tais práticas podem ser muito simples, como a adoção de medidas que visem à racionalização da utilização da energia elétrica, da água e de recursos não renováveis como combustíveis por parte de cada empresa. O importante neste momento é que cada empresário e empreendedor se conscientizem da importância de uma atuação mais responsável de sua parte em relação ao meio ambiente e que procurem orientações sobre como melhorar a sustentabilidade ambiental de seus empreendimentos. Somente assim teremos condições de garantir um futuro melhor paras as próximas gerações.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Este conceito pode e