Sustentabilidade
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM AUDITORIA E CONTROLADORIA
HUMBERTO RODRIGUES DOS SANTOS BARCELOS
JÚLIO CEZAR NELSON DOS SANTOS
SUSTENTABILIDADE
MARINGÁ/PR
2013
HUMBERTO RODRIGUES DOS SANTOS BARCELOS
JÚLIO CEZAR NELSON DOS SANTOS
SUSTENTABILIDADE
Atividade Interdisciplinar referente às disciplinas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovações e Metodologia de Ensino, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 42 - 2013.
MARINGÁ/PR
2013
Segundo Ribeiro (2005), é constante as notícias de que as organizações privadas estão investindo, de modo crescente, em tecnologias de proteção e preservação do meio ambiente além da antecipação às exigências das leis ambientais. O que vem proporcionando processos produtivos mais eficazes, diminuindo a margem de refugos, o que ocasiona na redução dos custos de insumos e na emissão de resíduos.
Esses investimentos visam à implantação e fomento da sustentabilidade em seus procedimentos operacionais, assim impactando de maneira reduzida o meio ambiente e a sociedade inserida nele. Deste modo alinhando o desenvolvimento organizacional com o ambiental, ou seja, o desenvolvimento sustentável que Ribeiro (2005) sintetizou como a satisfação das atuais necessidades da sociedade, preservando para as gerações futuras.
Em entrevista à Revista Diversa, o economista José Eli da Veiga critica o conceito mais aceito de sustentabilidade, a do Relatório Brundtland, o qual fala que a sustentabilidade supri as necessidades do presente sem prejudicar as do futuro, e destaca a pegada ecológica, que compara a pressão global do consumo com a biocapacidade dos ecossistemas de produzir novamente o que se extrai dele.
A sustentabilidade não está apenas nas medidas que as organizações tomam em relação aos seus processos produtivos, mas também na forma