Sustentabilidade
O presente trabalho aborda como os projetos de governança corporativa podem ser englobados como um novo modelo de gestão adotado por empresas que buscam competir de forma diferenciada no mercado, valorizando a transparência como princípio das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios.
CURITIBA, 11 DE JUNHO DE 2010
Projeto de Governança Coorporativa
Nos projetos de governança corporativa é cada vez mais nítida a necessidade de implantação de um projeto sustentável, englobando dentro de uma boa governança corporativa, questões mais sofisticadas e complexas, como questões de sócio-ambientais, no planejamento estratégico das organizações e nos requisitos para uma governabilidade de longo prazo, com a noção também emergente de “sustentabilidade corporativa”.
Novas exigências devem ser relacionadas à capacidade das organizações de administrarem em seus projetos questões de cunho social, ambiental e econômica.
Associando aos projetos as políticas corporativas de sustentabilidade que contribuem para definir os novos horizontes de uma boa governança, compartilham com a missão de valorizar o patrimônio de ativos intangíveis empresariais e a melhoria do desempenho financeiro. Uma boa governança será instrumento para incentivar o processo de criação de valor agregado e sustentável no longo prazo, bem como para assegurar uma eficaz administração do risco empresarial, que afaste o perigo dos desastrosos escândalos corporativos. A governança sócio-ambiental contribui para o fortalecimento de um ambiente mais propício para os negócios, gerando aumento da competitividade e definindo as reais chances de perpetuação e crescimento das organizações, de sua rentabilidade financeira e valorização. Nesta nova ótica a governança corporativa de uma empresa por sua vez, gera uma efetiva governabilidade de longo prazo da corporação, tais como as políticas de gestão dos recursos hídricos e energéticos; as estratégias de