Sustentabilidade
Sustentabilidade é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades de nossa geração, garantindo a capacidade de atender as gerações futuras, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Após a segunda guerra mundial surgiram temores sobre a escassez dos recursos e os movimentos sustentáveis ganharam força, no fim da década de 1960 suas idéias e visões começaram a ser colocados em pratica.
Enquanto a preocupação universal sobre o uso saudável e sustentável do planeta e de seus recursos continuou a crescer, a ONU em 1972 convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), o evento foi um marco ao abordar a necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, o Manifesto estabeleceu as bases para a nova agenda ambiental do Sistema das Nações Unidas.
“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.” (ONU,1972)
A Segurança Alimentar significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana. A Segurança Alimentar evoluiu ao longo da evolução do Homem, da alimentação humana e da Ciência. Enquanto numa visão mais primitiva a Segurança Alimentar pode significar tão somente disponibilidade de alimentos para garantir a Vida, a perspectiva mais recente de segurança dos alimentos implica que os gêneros alimentícios ingeridos pelo Homem sejam controlados ao longo de toda a Cadeia Alimentar – “desde a exploração agrícola até a mesa” continuamente, desde a produção primária e a produção de alimentos até a venda ou fornecimento de gêneros