Sustentabilidade
Sol e vento
Segredos da casa auto-suficiente
Captação e reaproveitamento de Energia
A falta de interesse dos compradores por itens que reduzam o impacto ao meio ambiente é a principal justificativa das construtoras.
“No caso das edificações comerciais, esses itens já representam valor agregado, e várias empresas até exigem certificação”, diz Joaquim Rondon, gestor sócio-ambiental da construtora JHSF, responsável pelo Parque Cidade Jardim, na zona sul, cujas torres comerciais contarão com uma série de recursos para receber o selo verde.
A tecnologia para captar energia eólica, solar térmica e fotovoltaica está disponível no mercado brasileiro. Entenda como funciona cada uma, os prós e os contras e veja o que dizem os especialistas.
Módulos fotovoltaicos, coletores solares e turbinas eólicas são alguns dos equipamentos que provêm energia sem poluir. Bem-vindo ao mundo das energias alternativas. Limpas e renováveis, elas se utilizam de fontes teoricamente infinitas, como o sol e o vento, e são geradas sem deixar resíduos e sem causar grandes impactos no ambiente. Por meio delas, acendem-se lâmpadas, ligam-se eletrodomésticos e aquece-se toda a água usada na casa. Para as regiões em que os ventos e dias claros não são constantes, uma combinação dessas energias constitui uma saída inteligente. Contudo, apesar dos avanços nas tecnologias, esses equipamentos ainda representam um investimento muito alto para o consumidor. Mesmo que a economia na conta de luz compense o custo dos aparelhos, o alto preço assusta muita gente. "Deixamos de aproveitar muita energia solar e de outras fontes renováveis por falta de políticas de incentivo do governo", fala Francisco Vecchia, professor e pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade de São Carlos (UFSCar).
Energia Eólica Vento em popa
O equipamento eólico consiste em uma torre, aerogeradores ou turbinas, painel de controle e um conjunto de baterias. Existem vários tipos de