Sustentabilidade
1. Introdução
2. Definição de Sustentabilidade
3. Economia
4. Conclusão
5. Bibliografia
1. Introdução
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista quatro requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• Ecologicamente correto;
• Economicamente viável;
• Socialmente justo;
• Culturalmente aceito.
2. Definição de Sustentabilidade
A sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro. É "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras".
Algumas pessoas hoje se referem ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo, pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.
3. Economia
Na economia, crescimento sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico real do valor da produção (descontada a inflação), sendo portanto relativamente constante e duradouro, assentado em bases consideradas estáveis e seguras.
4. Conclusão
O crescimento populacional é apontado como a causa central da situação de crise e insustentabilidade atuais, ocasionada pela construção de um mundo à parte da Natureza. É preciso uma nova política econômica, que passe os custos reais