Sustentabilidade
O que é saneamento ambiental?
Saneamento ambiental compreende o conjunto de ações, obras e serviços considerados prioritários em programas de saúde pública. Abrange desde o sistema de abastecimento de água (SAA), o cuidado com a destinação de resíduos e o esgotamento sanitário (ES), as melhorias sanitárias domiciliares (MSD), até obras de drenagem urbana, controle de vetores, roedores e focos de doenças transmissíveis. Inclui também a preocupação com a melhoria das condições de habitação e educação sanitária e ambiental.
A falta de acesso à água potável, ao esgotamento sanitário adequado (coleta e tratamento dos esgotos), assim como, ao tratamento e disposição final de resíduos sólidos constitui um dos mais sérios problemas ambientais e sociais que afetam as pessoas do mundo todo, principalmente nas áreas rurais, pequenas cidades e periferia dos grandes centros urbanos.
Entre as formas de saneamento ambiental está compreendido:
• Coleta, tratamento e distribuição de água;
• Coleta, tratamento e destino de esgoto;
• Coleta e tratamento de lixo;
• Drenagem de águas pluviais (água da chuva);
• Sistemas de limpeza de vias públicas;
• Sistema de controle de poluição do ar, das águas e do solo;
• Controle de vetores (roedores e insetos);
Segundo o Eng° Arlindo Philippi Júnior – Departamento de saúde ambiental da USP
“A expressão saneamento básico é reconhecida no Brasil, no estágio atual, como a parte do saneamento do meio que trata de problemas que dizem respeito ao abastecimento de água, à coleta e disposição dos esgotos sanitários, incluindo resíduos industriais, ao controle da poluição por esses esgotos, também a drenagem urbana (águas pluviais) e ao acondicionamento, coleta transporte e destino dos resíduos sólidos.”
Todavia não se restringe a isto, uma vez que saneamento ambiental é definido como qualquer