Sustentabilidade: o planeta pede socorro
E se você, nesse momento está achando que não tem nada a ver com a destruição do planeta, aí é que você se engana. Se fossemos perguntar a uma parte da população, se eles sabem a procedência da madeira utilizada para fabricação dos móveis de suas casas, a resposta provavelmente seria sempre a mesma: “não”. Nos Estados Unidos, por exemplo, restam apenas 4% de sua floresta original e no Brasil apenas na Amazônia são derrubadas duas mil árvores por minuto. Provavelmente a grande maioria dos brasileiros sequer sabe onde fica a Amazônia.
E foi assim, nesse ritmo que desapareceram mais de 80% das florestas originais do planeta. Para nós, simples seres humanos, é realmente difícil conter este índice, até porque para o governo essas florestas não são nossas, isso mesmo, bem vindos ao mundo em que vivemos, onde quem não possui e nem compra muitas coisas, não têm valor. É exatamente esse o nosso mundo, o mundo do consumismo que para ter algum valor se tem que comprar, comprar e comprar. Compramos tanto que apesar de nossas casas terem crescido nos últimos anos, não tem mais espaço para guardar tanta coisa, então o que não conseguimos guardar vira lixo.
Na América do Norte 99% do que os americanos compram vira lixo em menos de seis meses de uso. Será que apenas o crescimento econômico está em jogo nesse sistema? Parece que sim, os produtos atualmente