• SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL - (Valmir Reckziegel)

1700 palavras 7 páginas
FASE 5: AVALIAÇÃO

Questão 1

Qual o papel das empresas diante da inadiável necessidade de conciliação entre competitividade e humanização?

Temos hoje habitando na Terra, uma população mundial da ordem de 6 bilhões de pessoas, sendo que destas, cerca de 1,2 bilhão vivendo em condições de pobreza absoluta(pesquisa ONU em 2000).
Com o crescimento do consumo e a sua diversidade, pelas pessoas que se situam acima da linha de pobreza, aumentando num ritmo vertiginoso nas últimas décadas, o mesmo não se verifica em relação à distribuição da renda. Enquanto 20% dos habitantes dos países ricos respondem por 86% do total de consumo mundial, os 20% dos mais pobres consomem 1,3% desse total. Além desta desta situação de distribuição desproporcional de renda, o padrão de consumo dominante insiste em considerar os recursos naturais como infinitos, levando ao esgotamento de muitos deles, como a água e solo, e à insustentabilidade deste tipo de relação com a natureza.
Além da situação do padrão de consumo que se mostra insustentável, também o é um sistema económico que não leva em conta as pessoas, uma ciencia desprovida de valores, uma educação que massifica e aliena, uma administração que não permite a plena realização do potencincial humano nas empresas, assim como como tantas outras criações humanas fundamentadas em premissas que precisam ser revistas. Situações estas que só estão contribuindo para o agravamento dos desequilíbrios e desigualdades sociais e ambientais.
Neste contexto entra o papel das empresas, quer pela sua participação no agravamento, quanto na superação dos muitos problemas mencionados acima. Seja pelo seu poder económico, seja pelo conjunto de competências técnicas que dispõem, as empresas são hoje uma das instituições mais influentes nos rumos da sociedade. A empresa moderna, que sobrevive em um ambiente de constantes mudanças, é hoje umas das instituições mais adaptáveis, se comparada a outras como as igrejas e os governos, o que lhe

Relacionados