Sustentabilidade e meio ambiente
O serviço de limpeza pública de Dourados é feita de forma mista pela prefeitura e uma empresa terceirizada, cabendo a ela a coleta, transporte e a destinação final dos lixos domiciliares, comerciais, resíduos especiais. São gerados noventa e quatro toneladas de resíduos sólidos urbanos que são coletados pela prefeitura, onde toda a população urbana é atendida pela coleta que é realizada diariamente nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os resíduos do serviço de saúde são coletados duas vezes por semana, sendo utilizado caminhão caçamba para a realização das devidas coletas.
A disposição final dos resíduos é feita em um aterro sanitário controlado em uma área dentro do perímetro urbano de propriedade da prefeitura a qual apresenta cercamento da área, controle de pesagem, guarda vinte e quatro horas, compactação e cobertura dos resíduos.
No local há presença de mau cheiro e moscas, entretanto não há catadores no local. Não existe no município trabalhos e programas de educação ambiental junto à comunidade o que faz que haja alguns cidadãos não conscientes em relação ao meio em que vivem.
Etapa 3
A cidade possui aterro sanitário e uma associação de coleta seletiva, isso não basta, pois há lixos pela cidade como entulhos, galhos de árvores, móveis velhos, dentre tantos outros. Tudo isso em conseqüência de não existir programas de educação ambiental e um departamento público que cuide especificamente da limpeza da cidade e destinação desses tipos de lixo (entulhos, galhos de árvores, animais mortos, móveis velhos, etc.).
Existem leis que protegem o meio ambiente, porém, pouco é usado, pois vemos pessoas que em plena luz do dia jogam lixo em locais onde há uma placa enorme que diz: ”proibido jogar lixo, sujeito a multa!”. Então conscientizar a população, fiscalizar severamente realmente é um passo muito importante para podermos evitar o descaso de muitos em relação ao meio ambiente.
Para conseguir essa educação ambiental ela deve começar com todos