Sustentabilidade tcc
O termo “Empresa” remete a ideia de uma sociedade dos recursos humanos, econômicos e naturais organizados, com a natureza de obter lucratividade atingindo um determinado objetivo e o termo “sustentável” como indica o Dicionário Michaelis é algo que pode ser sustentado. Neste contexto podemos visualizar a empresa com uma função mais social e responsável e não somente capitalista. E a partir de tal esclarecimento demonstrarei como a empresa sustentável age e influencia o mercado e a sociedade em que esta inserida.
Com a globalização as empresas vivem em um mercado cada vez mais competitivo e a empresa que quiser sobreviver precisa analisar e considerar as mudanças de pensamentos e atitudes da sociedade e principalmente de seus clientes que buscam e exigem alternativas de consumo sustentáveis de seus fornecedores. Exigências também realizadas pelo governo que promove a legislação ambiental e por organizações não governamentais que pressionam as empresas e o governo a assumirem sua responsabilidade socioambiental.
As empresas buscam selos de certificação ambiental como instrumentos formais para comprovar aos seus stackholders (figura 1) os investimentos em ações sustentáveis, o que lhes proporcionaram resultados financeiros. Esses selos são conferidos por certificadores terceirizados como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que emite os selos da família ISO 14000 e tem como ponto principal o Sistema de Gestão Ambiental sendo a proteção e prevenção ao meio ambiente, a Forest Stewardship Council (FSC) que focaliza na extração de madeira através de um processo produtivo adequado, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) esse selo se baseia nos indicadores de eficiência enérgica de equipamentos eletrônicos. Há certificações para diversos ramos de mercado e todos com a finalidade de educar e orientar o consumidor no ato da compra indicando que o produto está contribuindo para desenvolvimento sustentável do