Sustentabilidade Oficial 2
Graziela de Oliveira RA: 9935862415
Sustentabilidade no âmbito Social, Econômico e Ambiental da L&Construção, uma empresa da Construção Civil Sergipana.
Tutor: Fabiano Karaim
Porto Alegre, 27 de outubro 2014.
Introdução
Você sabia que a Construção Civil mesmo sendo umas das maiores geradoras de empregos e de riquezas para o país, com seus resíduos e entulhos é responsável por 50% do lixo produzido no Brasil? Mas sabia que destes materiais até 90% podem ser reciclados?
Por isso nos últimos anos muitas empresas estão aderindo às práticas de meios sustentáveis para seu desenvolvimento, utilizando as normas e resoluções do CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente.
É o caso da L&Construção, com aproximadamente 230 funcionários, sediada em Sergipe e que atua desde 1983 na construção de casas populares com qualidade, e está consciente que o gerador dos resíduos é responsável pela destinação dos mesmos. Ao participar de uma feira de negócios o gerente de negócios da L&Construção, Manoel assistiu a uma palestra sobre desenvolvimento sustentável, onde reuniu um grupo de colaboradores para juntos elaborarem um programa de sustentabilidade, e apresentar aos proprietários da empresa. Com o intuito de adotar as práticas sustentáveis sugeridas pelo projeto, assim aumentar os lucros, valorizar a marca, a competitividade no mercado, conservando o planeta e respeitando as pessoas.
Depois do projeto pronto, Manoel e sua equipe apresentaram para a diretoria os dois principais objetivos, três ações e o resultado esperado para cada sustentabilidade (social, ambiental e econômica).
Abriremos nossa apresentação com o conceito de Sustentabilidade e porque esse assunto está tão presente hoje em dia
A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare", que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade