Sustentabilidade nas construções residenciais
Guilherme Pereira Peluchi ; Layza Spinassé; Luiz Eduardo Novelli Grazziotti (*)
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo identificar medidas que possam agregar Sustentabilidade as Construções Residenciais, a partir de tecnologias como o telhado verde, aproveitamento da água da chuva e da energia solar. A metodologia adotada para levantamento de dados foi a aplicação de um questionário a alunos de graduação de diferentes cursos ministrados na Faculdade de Aracruz. Os dados revelaram que apesar dos acadêmicos apostarem no investimento em sustentabilidade nas construções residenciais, o custo e a falta de incentivo governamental e de mão de obra especializada ainda são os maiores impedimentos para o usuário aderir às novas tecnologias.
Palavras-chave: Sustentabilidade, construção civil, construções sustentáveis.
Introdução
Durante nossos encontros, realizados no grupo de trabalho da FAACZ/ES, debatemos sobre a Sustentabilidade nas Construções Residenciais, com o principal objetivo de identificar medidas e/ou tecnologias que possam ser fundamentais para a construção sustentável de residências.
Deste modo, entenderemos neste artigo o conceito de Sustentabilidade como sendo o objetivo máximo do Desenvolvimento Sustentável, que busca integrar aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana com a preocupação principal de preservá-los para as gerações futuras. (G.S.C, 2008, p. 13). E principalmente, sobre como agregar Sustentabilidade as Construções residenciais, a partir de sistemas construtivos mais econômicos e integrados ao meio ambiente. Nesse sentido, apresentaremos apenas três tipos de tecnologias que possam ser aplicadas as Construções Residenciais Sustentáveis, devido à abrangência e variedade dessas inovações no mercado imobiliário.
* Alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Aracruz – FAACZ. Para tanto, elaboramos um questionário composto por seis