Sustentabilidade na Engenharia
LUCAS FRANCISCO S. M. RODRIGUES - RA: 5113902
SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
UBERABA – MG
2014
LUCAS FRANCISCO S. M. RODRIGUES – RA:5113902
SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
Trabalho apresentado à Universidade
Uberaba como parte das exigências à
Conclusão do componente curricular
De Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Trabalho do 6º Período/2014
Do curso de Engenharia Civil.
UBERABA – MG
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
A Construção Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza ecomateriais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição, o bom uso e a economia de água e de energia e o conforto de seus usuários.
A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.
2. SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
A história do mundo mostra que a construção civil sempre existiu para atender as necessidades básicas e imediatas do homem sem preocupação com a técnica aprimorada em um primeiro momento. O homem pode ser qualificado diferencialmente dos demais seres vivos por inúmeras características, entre elas se inclui o dinamismo de produzir e transformar