Sustentabilidade na Construção Civil
Devido aos anos de intenso desenvolvimento tecnológico onde as questões ambientais foram sempre ignoradas, começamos agora a sofrer as consequências deste longo período de irresponsabilidade ambiental. Questões como o efeito estufa, chuvas ácidas, destruição da camada de ozônio, que hoje fazem parte de nosso cotidiano são, de acordo com estudiosos, provas concretas da incapacidade da natureza de recompor-se dos danos causados pela ação humana. Impedir o desenvolvimento do país é inviável, no entanto, mantê-lo com os atuais custos ambientais inviabilizará em pouco nossa própria existência. Fica claro então que a única saída é alterar a formas de produção e consumo de modo a minimizar os impactos sobre a natureza. Neste seminário serão abordado os seguintes pontos:
• Como manter o grau de desenvolvimento do país, sem comprometer o meio ambiente;
• Uso de tecnologias para promover a reciclagem, diminuir os resíduos industriais e não poluir o meio ambiente;
• Aproveitamento dos recursos renováveis para promover um menor impacto ambiental;
• Princípios importantes da sustentabilidade aplicados na construção para torná-la efetivamente sustentável.
A indústria da construção civil é uma atividade de suma importância para a economia e o desenvolvimento socioeconômico do País.
Com base nos problemas observados através de pesquisas, percebe-se a necessidade de que haja uma efetiva participação de toda a cadeia produtiva envolvendo construtoras, incorporadoras, transportes, projetistas, aterros, órgãos públicos e entidades de pesquisa para a destinação e o aproveitamento correto dos resíduos sólidos gerados pela construção civil.
Os desafios para o setor da construção são diversos, porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.