Sustentabilidade, meio ambiente, saneamento e política ambiental
INTRODUÇÃO
À medida que os problemas ambientais aumentam a sociedade tem de tomar atitudes mais drásticas em relação ao problema ampliando os movimentos de defesa do meio ambiente e buscar alternativas para conciliar progresso e conservação da natureza.
A discussão sobre meio ambiente oferece oportunidades de tratar de assuntos que se referem aos interesses de cada um e do planeta como um todo. Os bens da natureza pertencem a toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras que visem o bem comum de toda a sociedade e é na escola que o educando passa a desenvolver um senso de responsabilidade, solidariedade, respeito às pessoas e ao seu ambiente e a medir o uso que faz da natureza.
Em um processo de conscientização os homens e a sociedade tomam consciência do seu meio ambiente, constroem os conhecimentos e desenvolvem os valores, as habilidades, as experiências e a determinação é possível tornar-nos aptos a agir resolvendo problemas ambientais do presente e do futuro.
O futuro do planeta depende de como ele está sendo cuidado no presente e, o ser humano não está cumprindo o seu papel dentro das leis que regem o equilíbrio da natureza. É necessário que cada vez mais as pessoas se conscientizem da importância de se lutar contra as injustiças, por uma cidadania, por um mundo melhor, pela qualidade de vida.
1 SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um conceito que envolve economia, social, cultura e ambiente.
Tem o objetivo de ensinar a sociedade a preservar a biodiversidade e o ecossistema natural, planejando e agindo de forma a atingir a eficiência na manutenção desses ideais.
A sustentabilidade abrange desde uma vila ate o planeta inteiro.
A sustentabilidade busca a não interferência do homem na natureza, ou pelo menos que a utilize de forma consciente.
Segundo Brown (1980) sustentabilidade é “comunidade sustentável como o que é capaz de satisfazer as próprias necessidades sem reduzir