sustentabilidade hidrica
Quando se fala em qualidade de vida pensa-se imediatamente em água. O ser humano tem necessidade de água de qualidade e em abundância, água para beber, para cozinhar, tomar banho e lavar as coisas, e, para produção de alimentos. Isso significa que preservar o meio ambiente é perpetuar a espécie humana. Homem é o único animal que agride o meio ambiente em que vive para obter seu conforto e produzir riqueza.
Diante disso, é preciso saber e utilizar o consumo sustentável, que significa utilizar os recursos naturais para satisfazer as necessidades, sem comprometer as aspirações das gerações futuras. Precisa-se somente dar mais atenção com o que está ao redor e ao ambiente.
A água, chega a cobrir três quartos da superfície terrestre. Porém, somente 0,6%[5] encontra-se nos rios, lagos, e lençóis freáticos, o que se refere à água doce liquida, sendo o Brasil possuidor em média de 12%[6] do total global desta água.
O homem por muitas décadas se utiliza de tal recurso ambiental sem se preocupar com a sua conservação, causando a degradação dos rios, lagos e/ou dos aqüíferos, e esse pouco de água que nos resta está ameaçado, pois somente agora se percebem os riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de agentes poluidores. Apesar de muitas pessoas entenderem que o