Sustentabilidade Energia Solar
É a melhor. É a energia que considero mais renovável e mais limpa. Ela é a responsável pela vida terrestre. Sem ela o Planeta Terra seria como Marte ou Júpiter, planetas inabitáveis. Sem ela não há fotossíntese, implicando no aumento do efeito estufa por impossibilitar o sequestro de carbono da atmosfera. É a energia cuja fonte, nada mais ou nada menos, é o centro da Via Láctea.
Esta fonte energética emite no nosso planeta 1400 watts/s, equivalente à 14 lâmpadas de 100 watts cada. Essa quantidade de energia corresponde à queima de 2.1020 galões de gasolina por minuto, mais de 10 milhões de vezes a produção anual de petróleo do nosso planeta. Se considerássemos o valor de US$ 3718,00, preço referente a maio de 2011 do galão de gasolina americano, obteríamos um preço de US$ 7436.1020 por toda essa energia produzida.
Essa potência é fornecida totalmente de graça pelo Sol, sendo assim não pagaríamos nenhum centavo por ela. Há, na verdade, praticamente um único investimento, aquele destinado à construção dos painéis, cujo preço varia de acordo com sua capacidade. Após a construção, se gasta minimamente na manutenção destes equipamentos.
Assim, não precisaríamos desviar rios ou sequer construir usinas hidrelétricas gigantescas, cujo custo ambiental é imenso. Para cada metro quadrado instalado de coletor solar seria possível evitar a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis na construção de uma usina hidrelétrica.
Na verdade, o único momento de impacto ambiental desta energia é na fabricação dos coletores solares que é facilmente controlável.
Vantagens
A energia solar é um recurso que não só é sustentável para o consumo de energia, é renovável indefinidamente. Ela pode ser usada para gerar eletricidade, também é usada em tecnologia relativamente simples para aquecer água (aquecedores solares de água).
Os painéis solares também exigem pouca manutenção. Após a instalação e otimização eles são muito confiáveis, devido ao fato de